sábado, 12 de setembro de 2009

Inflamação




A inflamação ou processo inflamatório é uma resposta dos organismos vivos homeotérmicos a uma agressão sofrida. Entende-se como agressão qualquer processo capaz de causar lesão celular ou tecidual. Esta resposta padrão é comum a vários tipos de tecidos e é mediada por diversas substâncias produzidas pelas células danificadas e células do sistema imunitário que se encontram eventualmente nas proximidades da lesão.

INFLAMAÇÃO AGUDA

A inflamação aguda pode ter quatro tipos de evolução:
1.Resolução:quando a lesão é pequena, ao se eliminar o agressor, tudo volta à normalidade;como por exemplo um pequeno traumatismo da mucosa bucal; após horas, nada resta da lesão ou da inflamação.
2.Cicatrização:quando há destruição de tecido o dano será reparado, sendo a área lesada substituída por uma cicatriz; como por exemplo, uma queimadura na pele.
3.Formação de abscesso:quando agentes piogênicos se instalam na profundidade dos tecidos, uma 'Espinha",por exemplo.


4.Progressão para inflamação Crônica:isso ocorre quando o agente inflamatório não é eliminado pelo processo inflamatório agudo.

INFLAMAÇÃO CRÔNICA

As inflamações crônicas diferem das agudas pela sua longa duração e pela ausência ou pouca evidência dos quatro sinais cardinais da inflamação.A inflamação crônica é a soma das reações do organismo como consequência da persistência do agente agressor(biológico,físico,químico,imunológico, que não é eliminado pelos mecanismo da inflamação aguda.
A proporção relativa dos componentes das inflamações crônicas varia muito com o agente e com a resposta do hospedeiro, o que permite classificar as inflamações crônicas em:
1.Inflamação crônicas especificas:quando os elementos da reação se dispõem formando acúmulos de limites mais ou menos precisos é chamados de granulomas.as células predominantes são macrófagos e o processo é pouco vascularizado.O termo "especifica" se origina do conceito de que a moforlogia e a disposiçaõ dos diferentes componentes do granuloma são suficientes para surgir a etiologia da lesão.
2. Inflamações crônicas inespecificas:quando a disposição dos diferentes elementos das reações não sugere a sua etiologia.a reaçâo é feita por exudato inflamatório,rico em células linfomononucleares,proliferação de vasos neoformados e de tecidos conjuntivos fibroso.Estes componentes são os elementos constituintes da maioria das inflamações crônicas, não permitindo nenhuma suspeita da etiologia do processo.
As inflamações crônicas podem ainda ser classificadas em imunológicas, dependendo na sua patogenia.


Um comentário: