sábado, 26 de setembro de 2009






O que é próstata?



Próstata é uma glândula sexual masculina que se localiza abaixo da bexiga, em frente ao reto, e dentro da qual passa a uretra, o canal da urina. Tem o tamanho aproximado de uma noz e produz um líquido espesso que nutre os espermatozóides e faz parte do sêmen, o fluido liberado pelo pênis durante a ejaculação. À medida que o homem envelhece, a próstata aumenta de tamanho, causando desconforto urinário. Quando se torna maior e mais rígida, é necessário acompanhamento médico, pois tanto pode haver uma hiperplasia benigna (HPB) como um processo canceroso.



Quais os sintomas de problemas na próstata?



Sintomas como diminuição do fluxo urinário, fato descontínuo e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após a micção; necessidade freqüente de urinar (especialmente à noite), indicam que a próstata está pressionando a uretra, o que pode causar problemas na bexiga e nos rins.



Que exames devem ser feitos?



Exame físico

Exame de urina

Exame de sangue. Se o urologista achar conveniente, solicitará

Teste de PSA

Toque retal

Exame de ultra-som

Biópsia prostática.

O que é teste de PSA?



PSA é um ingrediente do sêmen produzido pela próstata que aparece em taxas normais de sangue. O teste do antígeno prostático (PSA) é um exame de sangue, feito em laboratório, que mede essa quantidade. Se o resultado mostrar que está acima do normal, isso significa que está havendo alterações na glândula e o médico poderá recomendar outros exames para determinar a melhor forma de tratamento. As taxas normais são:



2.5 mg/ml para homens entre 40-50 anos

até 4.0 mg/ml para homens entre 50-60 anos.

O nível de PSA maior que 4.0mg/ml pode indicar câncer de próstata.

Quando o homem deve começar a fazer o exame de PSA?



Antes dos 40 anos - caso apresente algum sintoma

A partir dos 40 anos - caso tenha história de câncer de próstata na família

A partir dos 50 anos - anualmente, mesmo sem sintomas.

Homens que já fizeram cirurgia de esvaziamento da próstata devem continuar a fazer o exame de PSA anualmente, pois os problemas podem voltar a parecer.



O câncer de próstata é fatal?



O tumor maligno na próstata, se for detectado no início, pode ser curado por cirurgia ou tratamento de radiação. Portanto, não deixe de fazer seus exames de rotina para prevenir-se contra surpresas desagradáveis.





Editora responsável: Dra. Elisabete Almeida - drabetty@lincx.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário