quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Úlcera

A úlcera é uma forma de inflamação caracterizada pela perda de tecido em uma superfície da pele ou das mucosas.No caso da úlcera gástrica ou duodenal , a destruição é feita pelo ácido produzido pelo estômago.A úlcera, como próprio nome diz, é uma ulceração (ou erosão) o epitélio, como se fosse uma grande afta.



No alto à esquerda visualiza-se um
corte microscópico de uma úlcera onde
a porção roxa mais escura representa a
mucosa que está interrompida . Abaixo à
direita vê-se uma radiografia demonstrando
o local da úlcera. Ao centro, a representação
da úlcera propriamente dita. No caso uma
úlcera gástrica.






As úlceras podem ser causadas por:

  1. Agentes irritante tais como AINEs;
  2. Desequilíbrio entre a acidez do suco gástrico e a barreira mucosa;
  3. Presença da bactéria Helicobacter pylori (H.pylori).

Sintomas:

A gastrite se manifesta com sintomas como queimação, azia, dor na "boca do estômago", náuseas, empanzinamento e eructações (arrotos).

Complicações das úlceras:

Hemorragia: O sangramento de uma úlcera pode ocorrer tanto no estômago como no duodeno sendo algumas vezes o primeiro sinal de suas existência. O sangramento pode ser lento causando uma anemia crônica e fadiga constante. Ou rápida podendo levar o paciente a Ter vômitos enegrecidos como "borra de café" ou evacuações enegrecidas e fétidas. ( o sangue sofre digestão e sua aparência torna-se enegrecida)
Perfuração: Quando as úlceras não são tratadas , o suco digestivo e ácido gástrico pode literalmente corroer a parede do estômago ou duodeno levando a uma perfuração. Derramamento abrupto de suco digestivo com ácido e alimento pode levar a uma dor intensa, aguda com necessidade de cirurgia de emergência pela presença de uma peritonite.
Obstrução: A presença da inflamação crônica de uma úlcera pode causar um inchaço local e cicatrização levando a diminuição do espaço por onde o alimento passa. Este fenômeno leva o paciente a ter vômitos tardios ( vomita conteúdo do almoço do dia anterior) e emagrecimento.

Como as úlceras são diagnósticadas?

Sem dúvida atualmente o exame mais indicado é a endoscopia digestiva. Este constitui na inserção de um fino tubo, com uma luz na sua extremidade, através da boca até o esôfago, estômago e finalmente duodeno. É realizada com o uso de medicações sedativas . Durante o exame podem ser realizadas biópsias. A biópsia não causa qualquer dor ou desconforto e geralmente é do tamanho de uma cabeça de fósforo.


A imensa maioria das úlceras são tratadas através de medicamentos. Quando são necessários múltiplos tratamentos sem sucesso ou existem complicações como sangramento constante, perfuração ou obstrução , a cirurugia é cogitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário