terça-feira, 15 de setembro de 2009

CIÊNCIA





Eficácia comprovada da imunização materna contra Influenza para a mãe e o lactente
A infecção da gestante pelo vírus Influenza tem sido associada a aumento do risco de hospitalização materna, malformação fetal e outras patologias graves. A infecção em lactentes frequentemente leva a hospitalização precoce e predispõe a pneumonia bacteriana e otite média. A mortalidade em crianças é mais frequente em lactentes menores de 6 meses.
A imunização de gestantes tem sido recomendada nos Estados Unidos desde 2005, mostrando total segurança. A vacina contra Influenza não é licenciada para uso em menores de 6 meses.
Este estudo foi realizado em Bangladesh, com 340 mulheres no terceiro trimestre de gestação, randomizado, prospectivo, controlado e duplo-cego. O grupo controle recebeu a vacina contra Pneumococo 23-valente e o grupo de estudo recebeu a vacina inativada contra Influenza. As mães foram entrevistadas semanalmente, acompanhando possíveis doenças respiratórias febris na mãe e no bebê, até 24 semanas após o parto. Foram investigados casos respiratórios febris na mãe e no bebê e os lactentes enfermos foram testados para os antígenos Influenza.
Os lactentes de mães vacinadas contra o Influenza apresentaram menos casos de Influenza, confirmados em laboratório, do que o grupo controle (6 contra 16 casos). A eficácia vacinal foi de 63%. Doenças respiratórias ocorreram em 110 crianças do grupo Influenza e em 153 do grupo controle. Houve redução de 29% dos casos respiratórios febris e de 42% das visitas médicas no grupo de estudo. Entre as mães, houve redução de 36% nos casos de doença respiratória febril.
A vacinação contra o vírus Influenza em gestantes é uma estratégia eficaz de proteção para a mãe e o lactente.
Zaman K., Roy E., Arifeen S. E., et al. Effectiveness of Maternal Influenza Immunization in Mothers and Infants. N Engl J Med 2008;359,1555-64.
Assessoria Médica
Outubro/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário