quarta-feira, 2 de setembro de 2009

RUBÉOLA
Rubella virus


Recentemente o Ministério da Saúde promoveu um intenso programa de âmbito nacional para a vacinação contra rubéola com objetivo de erradicar ou obter total controle em relação à disseminação da doença. Verificou-se uma acentuada elevação de casos de rubéola principalmente entre os homens o que motivou a vacinação em massa, tanto nos homens quanto nas mulheres em idade fértil.
Tal preocupação é motivada pela alta porcentagem de bebês que podem ser infectados pela mãe e provavelmente portadores de seqüelas permanentes com surdez, cegueira, retardo mental, anormalidades cardíacas, entre outras.
O homem é o único hospedeiro natural do vírus e a circulação na população perpetua a doença, com epidemias ocasionais em qualquer parte do mundo. É uma enfermidade que se manifesta com maior freqüência na primavera e em países de clima temperado. O agente etiológico da rubéola e um vírus denominado de Rubella vírus (RUBV), existindo apenas um sorotipo. .
A prevenção e controle da rubéola consiste nos cuidados de higiene dos pacientes, evitando contato íntimo com o mesmo, promovendo freqüentes trocas de roupas de cama, não as misturando com as de outras pessoas ao lavar, passá-las bem com ferro quente e participação de programas de vacinação. As mulheres em idade fértil devem ser orientadas para o controle de seus registros de vacinas principalmente se tem a intenção de engravidar em futuro próximo, médio ou longo. Torna-se importante também que os jovens adolescentes e adultos sejam conscientizados da importância da vacinação, esclarecendo que eles, se portadores do vírus, serão transmissores dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário