quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A arte da gentileza









Acabei de ler um livro chamado "A Arte da Gentileza", escrito pelo psicoterapeuta Piero Ferruci. O prefácio é do Dalai Lama, que diz ser a gentileza um manancial que gera outras qualidade positivas.







Vale a pena ter consideração pelas pessoas, porque a nossa felicidade está completamente, visceralmente, ligada à felicidade dos outros. Quando a sociedade sofre, nós também sofremos. Quando abrigamos em nossos corações e mentes qualquer grau de hostilidade, isto causa um grande sofrimento. Por isso jamais podemos prescindir da gentileza e da compaixão.

 





Quando você trata as pessoas com respeito e consideração, você tem uma grande vantagem: a comunicação se torna mais fácil. Com isso, você vai gerar um ambiente amistoso, onde não há necessidade de esconder o que estamos sentindo ou o que fazemos. Você automaticamente vai afastar os sentimentos de medo, dúvida, insegurança e as pessoas vão achar mais fácil confiar em você.







Temos certeza de que cultivar estados mentais positivos como gentileza e compaixão melhora sua saúde psicológica e consequentemente fará você se sentir mais feliz.







A primeira qualidade sem a qual não é possível ser gentil é a honestidade. Jamais poderá existir gentileza onde as pessoas têm máscaras e são fantasmas. É preciso que todos tenham uma porção de qualidades. Vamos citar algumas: calor humano, perdão, confiança, total atenção, empatia, humildade, paciência, generosidade, respeito, flexibilidade, lealdade, gratidão.







Isso tudo faz parte da lista, mas não podemos esquecer do mais importante, a alegria. Não levar muito a sério as contradições dos absurdos da vida e saber com elas cultivar o bom humor. Qualquer um que possui esta qualidade está livre dos excessos emocionais e dos dramalhões dos cotidianos.







Se o mundo fosse mais gentil, viveríamos muito melhor. O grande remédio universal para todos os males é a gentileza. Os indivíduos só podem se sentir bem se puderem ser capazes de cuidar um dos outros, de amar um aos outros. Com isso nossos relacionamentos vão sempre melhorar e também vamos nos sentir mais felizes quando agirmos melhor.









www.hermespardini.com.br

Um comentário:

  1. Poxa... não consigo encontrar esse livro... Alguma dica de onde achá-lo?

    ResponderExcluir