sábado, 14 de novembro de 2009

Anatomia Patológica,Citopatologia e Imunopatologia

  
















A Anatomia Patológica realiza o exame morfológico ou anatomopatológico de amostras de variados tecidos e órgãos, como biópsias e peças cirúrgicas simples ou complexas, como, por exemplo, gastrectomia, colectomia e mastectomia, além do estudo morfológico intraoperatório, com interface hospitalar, da necropsia fetal e da revisão de lâminas.





A Citopatologia realiza exames convencionais e especiais. A citologia oncótica cérvico-vaginal, também chamada exame de Papanicolaou, citologia oncótica, exame preventivo de câncer do colo uterino ou preventivo. As citologias especiais representam os exames de líquidos de diversos sítios anatômicos, obtidos, principalmente, por procedimentos de punção e aspiração. A citologia em meio líquido representa o aprimoramento da citologia oncótica cérvico-vaginal, que permite a análise sem interferentes, como sangue, células inflamatórias e muco.



A Imunopatologia realiza exames de imunohistoquímica e imunofluorescência, procedimentos que utilizam anticorpos como reagentes de grande especificidade para a detecção de antígenos que marcam estruturas teciduais e celulares, possibilitando, por exemplo, a detecção de depósitos de imunoglobinas nas imunopatias; receptores de secreção hormonal; marcadores de células neoplásicas; fatores de proliferação celular, de angiogênese tumoral, oncogenes e proteínas associadas; agentes infecciosos.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Todas as mulheres tem que fazer exames de citopatologia com o profissional porque é muito importante detetar as doenças com anterioridade.

    ResponderExcluir