sábado, 22 de agosto de 2009

Síndrome de Cushing


O que é a Síndrome de Cushing?


A Síndrome de Cushing reflete as mudanças físicas e emocionais que ocorrem no indivíduo quando há quantidade excessiva de cortisol no sangue durante um período prolongado. O cortisol
é um hormônio esteróide produzido pelas glândulas adrenais (que se situam acima dos rins). O cortisol em quantidades normais ajuda o organismo a:
• Responder ao estresse
• Manter a pressão arterial e a função cardiovascula
• Manter o bom funcionamento do sistema imunológico
• Converter gordura, carboidratos e proteínas em energia


O que causa a Síndrome de Cushing?


Existem dois tipos de Síndrome de Cushing: A exógena e a endógena. Os sintomas dos dois tipos são semelhantes e a diferença está na causa. A Síndrome de Cushing exógena é a mais comum e é encontrada em pacientes que usam medicamentos semelhantes ao cortisol, como por exemplo, a prednisona. Estes medicamentos são utilizados para o tratamento de desordens inflamatórias como a asma e a artrite reumatóide. São também usados para suprimir o sistemaimunológico após um transplante de órgão. Estetipo de Cushing é temporário e desaparece depois que o paciente interrompe o uso do corticoesteróide. A Síndrome de Cushing endógena é rara, aparece lentamente e é de difícil diagnóstico. É causada por um problema nas glandulas adrenais (ou supra-renais) ou na hipófise (glândula situada na base docrânio). Nas glândulas adrenais, o distúrbio é causado por um tumor (normalmente não maligno) que produz excesso de cortisol. Quando o problema é na hipófise, ele é causado por um tumor que produz excesso de ACTH (o hormônio que estimula as glândulas adrenais a produzir o cortisol). Quando o tumor se forma na hipófise, esta condição frequentemente é chamada de Doença de Cushing. A maioria dos tumores produtores de ACTH originam-se na hipófise, mas ocasionalmente podem ser encontrados fora dela, como por exemplo nos pulmões.


Sinais e sintomas da Síndrome de Cushing:


• Ganho de peso (especialmente na parte superior do corpo)
• Face arredondada e excesso de gordura entre os ombros e acima dasclavículas.
• Níveis altos de açúcar no sangue (diabetes)
• Pressão arterial elevada(hipertensão)
• Ossos frágeis (osteoporose)
• Perda e enfraquecimento dos músculos
• Pele frágil e fina
• Estrias avermelhadas e roxas (normalmente no abdômen e abaixo dosbraços)
• Depressão e dificuldade noraciocínio
• Excesso de pelo facial no rosto da mulher
• Ausência ou irregularidade no ciclo menstrual einfertilidade
• Diminuição da libido
•Déficit de crescimento e obesidade nas crianças


Como é feito o diagnóstico da Síndrome de Cushing?

O exame mais indicado e específico para o diagnóstico da Síndrome de Cushing é a dosagem

do nível de cortisol na saliva entre às 23 horas e meia-noite. Coleta-se uma amostra da saliva em um pequeno recipiente plástico, que é enviado ao laboratório para análise. No indivíduo saudável, o nível de cortisol é muito baixo neste horário. Ao contrário, o paciente portador da Síndrome de Cushing apresentará níveis elevados de cortisol. Finalmente, outro teste a ser realizado na Síndrome de Cushing é o da dosagem pela manhã do nível de cortisol no sangue, após ter sido ingerido um medicamento esteróide, como a dexametasona, na noite anterior. O nível de cortisol também pode ser mensurado na urina coletada ao longo de um período de 24 horas.


Como se trata a Síndrome de Cushing?



O tratamento da Síndrome de Cushing depende da causa. A Síndrome de Cushing exógena desaparece após a interrupção do uso dos corticosteróides pelo paciente. O seu médico orientará o momento apropriado e como reduzir a dose, até a completa retirada do medicamento. Para a Síndrome de Cushing endógena, a primeira abordagem normalmente é a cirurgia para a remoção do tumor. Embora a cirurgia seja bem sucedida na maioria dos pacientes, alguns podem necessitar da radioterapia, do uso de drogas que auxiliem na redução da produção de cortisol ou
da retirada das glândulas adrenais.













5 comentários:

  1. preciso de ajuda para diagnosticar pois tenho os sintomas para cusch, gostei dessa matéria de fácil entendimento bem elaborada e completa.

    ResponderExcluir
  2. Sou portadora de Cushing e fiz um blog onde narro minha vivência e trajetória com essa doença

    http://alicenopaisdaautenticidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu vivo esse dilema,eu tenho a sindrome de cushing endogena.Nunca conseguir tratamento,precisava tanto de ajuda. Angela

    ResponderExcluir
  4. também tive cushing... fiz a cirurgia há uma semana... alguém aí já tem mto tempo de cirurgia pra me contar como foi depois???

    ResponderExcluir
  5. Tenho Sindrome de Cushing estou em tratamento para fazer a cirurgia, espero que ainda seja este ano.Quando descobri fiquei muito abalada pq pensava que ia morrer quando ouvi a palavra TUMOR. Achei que estava com câncer, que ia fazer quimioterapia, que ia ficar sem cabelo, mas graças a Deusnão foi nada disso. Espero que aconteça logo minha cirurgia!

    ResponderExcluir