sexta-feira, 28 de agosto de 2009

DOENÇAS DA TIREÓIDE




O QUE É TIREÓIDE? É uma pequena glândula em formato de borboleta, localizada na região anterior do pescoço. Com importante papel no controle do metabolismo e do funcionamento do corpo. Isso é possível, pois esta glândula produz hormônios (T3 e T4), que regulam a função de cada órgão, acelerando-as ou reduzindo-as de acordo com a necessidade.
AQUEM REGULA TIREÓIDE?Existe uma outra glândula, que age mandando um hormônio (TSH), que determina o aumento ou diminuição da quantidade de hormônio produzido pela tireóide. Esta é a pituitária.
O QUE ACONTECE SE HOUVER DISFUNÇÃO DA GLÂNDULA?Se ela produzir mais hormônios, as mais diversas funções orgânicas se aceleram (hipertireoidismo), caso contrário, as referidas funções sofrem desaceleração (hipotireoidismo).
Outros podem ser os acometimentos, como: tireoidites (inflamação), bócios ou nódulos (aumento do tamanho).
O QUE É HIPER E HIPOTIREOIDISMO? Hiper significa muito, logo todo o corpo funciona de forma acelerada, por aumento de hormônio tireoidiano circulante. O inverso a esta situação é o hipotireoidismo, onde o organismo sofre com a desaceleração de suas funções. Estas disfunções são mais frequentes entre as mulheres.
Os principais sintomas evidenciados no hipertireoidismo são: aumento da freqüência cardíaca, nervosismo, muito suor, fraqueza muscular, tremores das mãos, perda de peso, queda de cabelo, pele quente, diminuição do fluxo menstrual, olhos saltados (exoftalmia).
No hipotireoidismo os sintomas associados mais freqüentes são: diminuição da freqüência cardíaca, elevação da pressão sangüínea, letargia, sonolência, falta de memória, caimbras, aumento de peso, rosto inchado( principalmente sob os olhos), voz rouca, cabelo fino e fraco, pele áspera e seca, constipação intestinal, aumento do fluxo menstrual, galactorréia (secreção láctea nas mamas), infertilidade.
Nem todos estes sintomas encontram-se associados. No caso de serem evidenciados alguns destes sintomas, PROCURE SEU MÉDICO!
OUTRAS DOENÇAS PODEM AFETAR A TIREOIDE?Sim, doenças inflamatórias, imunológicas, infecciosas, e por ausência de iodo na alimentação, podem ser responsáveis por disfunção da glândula, gerando sintomas próprios ao hipo ou hipertireoidismo, e até mesmo aumento do volume da tireóide ou formação de nódulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário