segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Carcinoma hepatocelular

Também chamado de câncer do fígado; câncer hepático; carcinoma hepático de células primárias; tumor no fígado.
O carcinoma hepatocelular é um tumor maligno do fígado que representa entre 80 e 90% de todos os cânceres hepáticos. Sua incidência é maior em homens do que mulheres, e essa doença atacam principalmente pessoas de 50 e 60 anos de idade. Esta doença é mais comum em partes da África e Ásia do que nas Américas do Sul, do Norte e na Europa. A causa do câncer hepático é desconhecida, mas entre fatores que contribuem para esta doença estão: doença hepática crônica, hepatite viral, hemocromatose, carcinógenos do fígado (hépaticos) conhecidos e toxinas (micotoxinas) encontradas em alimentos de algumas partes da África e da Ásia. A incidência é de 4 em cada 10.000 pessoas.
Os sintomas são dores abdominais ou sensibilidade, especialmente no quadrante superior
direito.O exame físico mostra um fígado sensível e aumentado.A biópsia do fígado mostra um carcinoma hepatocelular , as alfa-fetoproteínas séricas são elevadas , é possível que apareça uma massa na tomografia computadorizada do abdome, a tomografia do fígado pode apontar anomalias e as enzimas do fígado (testes da função hepática) são elevadas.
O tratamento é a cirurgia agressiva ou o transplante de fígado podem obter êxito no tratamento de tumores pequenos ou de crescimento lento, se tais tumores forem diagnosticados a tempo.
O controle de carcinógenos hepáticos conhecidos pode ter efeito preventivo. A prevenção e o tratamento da hepatite viral podem ser benéficos para a redução de risco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário