quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Miastenia Gravis

A Miastenia gravis é uma doença auto-imune caracterizada pela presença de anticorpos (proteínas de defesa) do próprio organismo atacando os receptores de acetilcolina na junção neuromuscular (contato entre o nervo e o músculo). A acetilcolina é um neurotransmissor (substância química que é liberada pelos impulsos nervosos) importante na passagem do estímulo nervoso ao músculo e provocar as contrações musculares, responsáveis pelo movimento.

A doença, que afeta as vias de resposta nervosa dos músculos, leva à progressiva fraqueza muscular (fadiga miastênica). Os músculos, que podem parecer normais no início, tornam-se fracos com o uso continuado. Isto é por que a pessoa com miastenia gravis sentirá mais forte quando acorda ou está descansada, e mais fraca no final do dia quando os músculos foram usados. Na realidade, este cansaço crescente é uma característica marcante da doença.

A Miastenia gravis pode aparecer em qualquer idade, mas afeta principalmente as mulheres entre 20 e 40 anos de idade. Porém, quando a doença aparece após os 50 anos de idade, os homens são geralmente mais atingidos.
Ainda não se sabe a causa da Miastenia Gravis. Embora não se acredite que a miastenia gravis seja hereditária ou contagiosa, bebês nascidos de mães que têm miastenia gravis têm um risco aumentado de ter miastenia gravis após o parto. É provável que o bebê adquira anticorpos da mãe por via placentária durante a gestação. Em geral os sintomas desaparecem dentro de algumas semanas após o parto.


Quadro Clínico:

O inicio da Miastenia Gravis pode ser súbito com fraqueza muscular severa e generalizada, mas mais frequentemente os sintomas iniciais são variáveis e sbtis tornando o diagnóstico da doença difícil.O primeiro sintoma frequentemente verificado é a fraqueza dos músculos dos olhos.
A doença pode permanecer ou progredir para os músculos da deglutição, fonação, mastigação ou dos membros.
Não é contagiosa.
Não é hereditária se bem que haja alguma controvérsia sobre isso.
Um dos sintomas mais comuns de portadores de miastenia grave é a ptose.
Pode afetar uma ou ambas as pálpebras.





Como é feito o diagnóstico:

A miastenia gravis é uma doença facilmente confundida com outras enfermidades pelo fato dos sintomas normalmente aparecem isolados ou com pouca intensidade.
Muitas vezes, a pessoa começa procurando um ortopedista por causa da fraqueza nas pernas. Depois vai ao otorrinolaringologista, porque sua voz está ficando fanhosa no final do dia. Mais tarde, marca consulta com o oftalmologista, queixando-se de cansaço visual ou de queda das pálpebras e o diagnóstico de miastenia custa a ser feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário