terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Alteração de cromossomos pode causar câncer


WASHINGTON (AFP) - Uma anormalidade cromossômica, a aneuploidia, pode causar câncer, dizem pesquisadores americanos num estudo publicado nesta segunda-feira, confirmando o que os cientistas suspeitavam.

Dado que virtualmente todos os cânceres humanos mostram um número anormal de cromossomos, os cientistas "já acreditavam que as mutações genéticas que possibilitam a separação errônea de cromossomos durante a divisão celular são causa do desenvolvimento de tumores", afirmam pesquisadores, em comunicado.


"Usando uma combinação de modelos novos e padrão para o estudo do câncer humano, conseguimos provar que a aneuploidia causa câncer, assim como elucidar o mecanismo pelo qual o faz", diz o biólogo e diretor do estudo, Jan van Deursen, da Mayo Clinic.


Em estudos realizados em ratos, os cientistas descobriram que uma célula é menos capaz de eliminar tumores se houver uma mitose incompleta - processo mediante o qual o material genético é duplicado com precisão, gerando dois novos conjuntos de cromossomos iguais ao original; cariocinese - que resulta em desalhamento ou separação assimétrica, com a célula perdendo um cromossomo.


"A célula perde, então, a capacidade de eliminar tumores, como parte do sistema inmunológico", disse o porta-voz da Mayo Clinic , Bob Nellis.


Segundo ele, "é como perder o programa antivírus de seu computador".


A probabilidade de que um cromossomo defeituoso cause câncer depende da história familiar ou genética do indivíduo, assim como do tipo de câncer, acrescentou.


Entre os tipos de câncer que o estudo atribui à aneuplodia estão o de cólon e o do tecido do sistema linfático.


http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/091207/saude/eua_sa__de_c__ncer

Nenhum comentário:

Postar um comentário